Como diz o primeiro verso do Daode Jing: Mistério dentro de mistério, a porta para as maravilhas.

A inesgotável capacidade de surpreender é um atributo do mistério, sem dúvida.

Após 20 anos de práticas de Yang Sheng (Nutrir a Vitalidade) e 16 anos de Neidan Gong (Alquimia Interna Taoísta), ainda não me cansei de ser surpreendido.

Seguir o caminho meditativo taoista é em si uma aventura, e um dos sinais que sempre observei para confirmar se estou num caminho que unifica coração e saber, é o mistério. Esta inesgotável capacidade de apresentar um passo a mais.

Capacidade notável na forma como os Taoístas integram diversidades e renovam criativamente as formas de perpetuar valores e conceitos da tradição dentro das sociedades contemporâneas.

Este ano os Taoístas se superaram. O Congresso Mundial a ser realizado no final de maio em Taiwan, organizado por notáveis taoistas de diversas nações e segmentos de praticantes, reserva temas inovadores e surpreendentes, afinados com dinâmicas mundiais.

No quesito diversidade, a existência do congresso já é uma celebração, pois une os acadêmicos do campo de Daoist Studies, com os monges ordenados em instituições religiosas, e ainda os Taoístas laicos, como nós.

Os acadêmicos, responsáveis pela interpretação dos textos clássicos e sua introdução nas sociedades ocidentais, bem como história, antropologia e sociologia do Taoísmo, inovam a cada ano nos temas apresentados.

Os monges a cada ano partilham mais de suas linhagens, e expõem parte de suas práticas, enquanto os praticantes não religiosos usualmente exercem grande influência no campo da terapêutica contemporânea, no que pode ser chamado de Medicina Taoísta.

Este ano, Livia Kohn, Professora do Centro Grande Tríade de Artes Taoístas, e referencia mundial em Daoist Studies, preside uma mesa sobre as relações entre Taoísmo e Ciência, e apresenta o resultado particular de uma pesquisa sobre os efeitos de práticas meditativas que utilizam visualização.

 

Michael Winn, nosso Professor Senior de Alquimia Interna, apresentará uma leitura cosmológica da principal forma de Qigong de nossa escola, o Wuji Gong.

 

 

 

 

Por Fim, na qualidade de Fundador do Centro Grande Triade, apresentarei na mesa de Medicina Taoísta, o resultado de 8 anos de pesquisa sobre a reintegração das faces interna e externa da Alquimia (Waidan e Neidan) com uma apresentação teórica e outra experimental sobre o uso de Plantas Taoistas processadas com métodos de Alquimia Externa no suporte a práticas meditativas de Alquimia Interna.

Estar num congresso deste tipo é uma experiência extremamente nutritiva para corpo, mente e alma, além de nutrir também uma esperança no humano. Pois naquele local, seremos muitos, a cultivar o Zhen Ren, o ato de se tornar verdadeiramente humano.

 

Abaixo deixo alguns links para os temas, mesas e oficinas que serão apresentados no congresso.

Na esperança que no próximo seja possível reunir um grupo de praticantes Brasileiros para que possamos partilhar o saber e as festividades!

Página Oficial do Congresso: http://daoist.tienti.tw/

Programa: Program

 

 

 

Mantenha-se Conectado!

 

(21) 2235-0375